Juiz de Fora

Vacinação de idosos acamados começa em áreas não cobertas pelas UBS em Juiz de Fora

Dos 2.580 cadastrados, 713 foram declarados acamados no município

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) começou a vacinar os idosos com 90 anos ou mais cadastrados como acamados e que residem em áreas não cobertas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os demais idosos que fizeram o cadastro serão imunizados pelas equipes das unidades de saúde do bairro onde moram a partir de segunda-feira, 22.

Segundo a prefeitura, dos 2.580 cadastrados, 1.809 já foram imunizados com a primeira dose da vacina contra Covid-19, o que representa 70% do grupo. O número de idosos de 90 anos ou mais declarados como acamados é de 713. Muitos deles já receberam a primeira dose no último fim de semana, no drive-thru que funcionou na Universidade Federal de Juiz de Fora. (UFJF).

O Departamento de Internação Domiciliar (DID) vai atender os idosos vinculados ao programa e também foi acionado pela Vigilância Epidemiológica para atuar na área descoberta. A gerente Verônica Mendonça informou que veículos e profissionais vão ser disponibilizados pelo Departamento para a vacinação.

As Unidades Básicas de Saúde estão concluindo um levantamento de idosos em cada área de cobertura. Os dados do pré-cadastramento estão sendo usados para definir o público-alvo desta etapa. Para vacinar, as pessoas com 90 anos ou mais devem apresentar cópia da identidade com foto e do comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja em seu nome, será necessária uma declaração por escrito do titular da residência, confirmando que a pessoa reside no local.

Vacinação dos profissionais de saúde com mais de 60 anos

A imunização dos não acamados e dos profissionais de saúde com 60 anos ou mais, que se encontram na ativa, segue das 8h às 16h, até sexta-feira, 19, no Departamento de Saúde do Idoso e em mais sete Unidades Básicas de Saúde. Eles devem realizar o pré-cadastramento no site da PJF. Nas UBSs, às quintas-feiras, a imunização acontece até às 14h. O número de profissionais já cadastrados é de 635. Desse total, 437 já foram imunizados com a primeira dose, número que corresponde a 68,6%.

O grupo dos profissionais de saúde da ativa, com 60 anos ou mais, inclui todos os que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência à saúde, sejam hospitais, clínicas, ambulatórios e outros locais, nas redes pública e privada. Os profissionais autônomos também serão atendidos.

Para isso, devem apresentar documento (original e cópia) da carteira de registro do Conselho de Classe e também de um documento que comprove a vinculação ativa com serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço. Os autônomos, com mais de 60 anos, devem apresentar cópia do registro do conselho de classe ativo.

Locais de vacinação de idosos com 90 anos ou mais e profissionais de saúde a partir dos 60 anos.

Departamento de Saúde do Idoso: na Rua Batista de Oliveira, 943;
UBS Benfica: Rua Guararapes, 106;
UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz 72.
UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, nº 775;
UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, nº 1.910;
UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº;
UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, nº 1.433;
UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage 297.

Continue lendo

Artigos relacionados


 
Botão Voltar ao topo