Vale do Ribeira

Começa amanhã (19) a 6ª edição da Feira de Ciências do Vale do Ribeira

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Registro promove a partir desta terça-feira (19) a 6ª edição da FeciVale – Feira de Ciências do Vale do Ribeira, cujo formato se dará, já pela segunda vez, de forma virtual .

Ao todo, serão 4 dias de evento, de terça (18) até sexta-feira (22), onde serão apresentadas 50 produções de 13 instituições diferentes. A premiação será no sábado (23), às 15h. Todos os eventos serão ao vivo e transmitidos pelo canal do YouTube do FeciVale.

A FeciVale é classificatória para a Febrace e para a Mostratec, duas das feiras mais importantes do País.

De acordo com a coordenadora de pesquisa, Michelle de Oliveira Parreira, “os alunos promovem um banner, participam de uma apresentação fechada de 20 minutos no primeiro dia (o primeiro dia da FeciVale é fechada para que os alunos tenham essa experiência). A segunda apresentação, já aberta ao público, é feita para uma outra banca. Então, além de promoverem o banner, eles têm que apresentar em 20 minutos o trabalho e um vídeo de cinco minutos”.

As inscrições para a feira abriram no final de agosto e qualquer aluno do ensino fundamental, médio e superior poderiam publicar os trabalhos.

Questionado sobre as inscrições de instituições de fora do Vale por conta do formato virtual, o Presidente da comissão da FeciVale, Professor Rodrigo Andrade da CruzRodrigo salientou que a ampliação já aconteceu nos últimos anos da feira presencial. “Nas últimas duas edições físicas, 2018 e 2019, nós já tivemos trabalhos de outros lugares, como de Hortolândia, por exemplo. Então essa ampliação já estava acontecendo no presencial. No entanto, no virtual, isso extrapolou bastante. Esse ano temos inscritos de várias cidades do estado e do Paraná”

A grande mudança da FeciVale este ano é a possibilidade de analisar os trabalhos a qualquer horário. Assim, mesmo que você tenha perdido as apresentações ao vivo, pode encontrá-las no site fecivale.com. “Ao clicar em um título de trabalho, vão abrir para a análise, o vídeo, o resumo, o banner, os autores, orientadores e uma foto do grupo”, explica Rodrigo.

Paralelamente à FeciVale, o Instituto Federal de São Paulo fará a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o envolvimento de 15 campus, entre eles o de Registro. A programação acontece nos mesmos horários da feira, confira através desse link.

Na quinta-feira (21), o campus de Registro fará as apresentações, onde uma mesa redonda será elaborada para a discussão de inovações no Vale. “Nessa discussão, teremos a participação do Sebrae (economia criativa), de um ex-aluno da Unesp que criou uma startup, o professor Jurandir do IFC, que é responsável pela indicação geográfica. A mesa redonda será ministrada pelo professor Raphael, que é hoje o coordenador do Empreendif do nosso Campus” , concluiu Michelle.

 

 

Diário do Ribeira

 

Continue lendo

Artigos relacionados