Vale do Ribeira

1º Encontro Itinerante da Indicação Geográfica da Banana do Vale do Ribeira acontece entre os dias 21 e 24 de setembro

O Sebrae-SP e o Instituto Federal de SP (IFSP) realizam entre os dias 21 e 24 de setembro, das 08h30 às 12h30, o 1º Encontro Itinerante da Indicação Geográfica da Banana do Vale do Ribeira nas cidades de Registro, Miracatu, Eldorado e Cajati.

O objetivo é informar e promover a Indicação Geográfica “Banana do Vale do Ribeira”.

No dia 21, o público será formado por representes dos municípios de Registro, Sete Barras e Pariquera-Açu. No dia seguinte (22), Miracatu, Juquiá, Pedro de Toledo, Itariri e Iguape. Para o dia 23, Eldorado, Iporanga e Quilombolas. Por fim, no dia 24, Cajati, Jacupiranga e Barra do Turvo.

“Queremos promover e disseminar o conceito sobre a Indicação Geográfica da banana no Vale do Ribeira, informando todos os agentes envolvidos na cadeia da bananicultura local. Nossa intenção é promover a integração entre todos os elos desta cadeia para a construção da Indicação Geográfica que atende, de maneira igualitária, todos os produtores, promovendo o associativismo em prol da nossa região”, comenta o consultor de negócios do Sebrae-SP, Claudio Perin.

Produtores de banana, agroindústrias, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, pesquisadores, lideranças comunitárias, cooperativas, associações, instituições de ensino e pesquisa, poder público e representantes de entidades governamentais e não governamentais irão participar do evento que vai contemplar toda a região em sua principal atividade econômica.

A ação conta com as parcerias da ABAVAR, CDRS, MAPA, CooperCentral, Itesp, Sindicatos Rurais e Prefeituras Municipais do Vale do Ribeira.

Indicação Geográfica

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o registro de Indicação Geográfica é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer.

A maior parte das Indicações Geográficas é formada pelos pequenos negócios, segundo levantamento do Sebrae. O reconhecimento de uma Indicação Geográfica no Brasil é obtido por meio de registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Hoje o país possui Indicações Geográficas em vários setores, como vinhos, artesanatos, cafés, queijos, frutas, entre outros.

Serviço

1º Encontro Itinerante da Indicação Geográfica de Banana do Vale do Ribeira

Dia 21/09, em Registro
Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- Campus Registro
Endereço: Estrada Municipal do Bairro Agrochá, RGT 265, nº 5180, Bairro Agrochá, Registro – SP
Público: Registro, Sete Barras, Pariquera-Açu

Dia 22/09, em Miracatu
Local: Câmara Municipal de Miracatu
Endereço: Av. Washington Luís, 200 – Centro, Miracatu – SP, 11850-000
Público: Miracatu, Juquiá, Pedro de Toledo, Itariri, Iguape

Dia 23/09, em Eldorado
Local: Ginásio Poliesportivo Municipal Felix Valóis Pupo
Endereço: Av. Caraitá, 610, Eldorado – SP
Público: Eldorado, Iporanga, Quilombolas

Dia 24/09, em Cajati
Local: Departamento Municipal da Educação
Endereço: R. Roma, 179 – Vila Antunes, Cajati – SP
Púbico: Cajati, Jacupiranga, Barra do Turvo

 

Diário do Ribeira

Continue lendo

Artigos relacionados