Ubatuba

Barco Tetracampeão Mundial segue na liderança no Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano, em Ubatuba (SP)

O veleiro Bruschetta, modelo J-24 tetracampeão mundial nas mãos de Maurício Santa Cruz, venceu mais uma regata, neste domingo, e segue na liderança na classe BRA-RGS a frente do Lady Lou, comandado por Torben Grael, no Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano realizado no 12º International Paint Ubatuba Sailing Festival, realizado pelo Ubatuba Iate Clube.

O Bruschetta, comandado por Evando Csordas, completou a única regata do dia, uma barla-sota de quatro pernas com bóia nas proximidades da ilha de Anchieta, com 1h06min50s no tempo corrigido, e está em primeiro com dois pontos perdidos contra cinco pontos perdidos do Lady Lou que ficou em segundo neste domingo finalizando a regata com 1h07min55s no tempo corrigido.

A regata demorou quase duas horas para começar por conta dos fracos ventos: “A previsão era essa, ia entrar o vento leste um pouco mais tarde, entrou fraco e depois foi melhorando . Foi uma barla-sota, o que prevaleceu foram as manobras da tripulação, estamos satisfeitos com o resultado”, disse Maurício Santa Cruz, o Santinha, que está voltando ao barco que lhe deu muitas alegrias na carreira e que hoje é comandado por Evandro Csordas: “Entrosamento é quando termina o campeonato, cada dia vai melhorando , quanto mais tempo está junto melhor, ainda temos dois dias, aqui os ventos costumam ser mais fracos e teremos ainda uma regata de percurso e ainda falta muito, campeonato sempre termina na última regata, é preciso seguir concentrado”.

Maurício Santa Cruz tem ao todo cinco títulos mundiais e ainda medalha de Ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro.

Barcos de Santos (SP) lideram na principal classe da Vela de Oceano e tem o barco do RJ, de Lars Grael, na disputa

Na classe principal da Vela de Oceano,a ORC, foram realizadas duas regatas e o Phoenix, barco mais moderno do país, segue na liderança com quatro pontos perdidos. O veleiro ficou em segundo na primeira e venceu a segunda regata do dia. Ele tem a forte concorrência do 4Z Phytoervas, barco também de Santos (SP), que venceu a primeira regata do dia e terminou em segundo na outra,fechando o segundo dia com sete pontos perdidos: “O dia começou sem vento, todos na expectativa se iria ou não ter condições de velejada, mas por fim, foi possível concluir duas regatas. O Phytoervas 4Z, que conta também com o patrocínio da Ctank é um barco que performa bem em condições de vento mais fraco e apesar de contarmos com barcos extremamente competitivos na raia, como por exemplo o Phoenix, o Ruda e o Avohai da fera Lars Grael tivemos um desempenho muito bom e conquistamos o primeiro lugar, foi muito gratificante.

Foto: Aline Bassi – Balaio de Ideias

Na segunda regata do dia também nos safamos bem e terminamos no segundo lugar, conseguido assim melhora significativa na pontuação geral e entramos na briga pelo título do evento. Para nós é um prazer disputar com grandes equipes da vela oceânica nacional, em um evento super organizado. Queremos também agradecer a abvo e seu representante Mário Martinez pelo empenho .”, declarou Marcelo Bellotti, do Phytoervas 4Z.

O Avohai, de Lars Grael, é o terceiro colocado com dez pontos perdidos e segue na briga. Neste domingo o veleiro terminou em terceiro na primeira regata e em quinto na segunda.

O Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano segue nesta segunda-feira com regatas começando a partir das 12h com previsão de vento sul e previsão de vento leste no último dia, a terça-feira. Nesta segunda-feira ao final do dia haverá uma palestra técnica com Sylvestre Santos, da International Paint, sobre pintura de barcos e premiação da regata Ilha Vitória de sábado.

Resultados Acumulado Geral até 05/09 (mais resultados no site https://www.ubatubaiateclube.com.br/ubatubasailingfestival):

ORC

1 – Phoenix – 4 pontos perdidos
2 – 4Z Phytoervas – 7 pp
3 – Avohai – 10
4 – Rudá – 16
5 – Bicho Grilo – 17
6 – Asbar IV – 18
7 – Bravo – 25
8 – Loyalty 06 – 25
9 – Caballo Loco – 28
10 – Asbar II – 28,50
11 – Maestrale Due – 32
12 – Argos – 32,50
13 – Zorro – 33
14 – Montecristo – 39
15 – Tanuki – 46
16 – MyBoy – 51
17 – Beiramar – 52

BRA-RGS e Clássicos

1 – Bruschetta -2 pontos perdidos
2 – Lady Lou – 5 pp
3 – BelezaPura 2 – 7
4 – Kameha Meha – 8
5 – Bravo I – 10
6 – BL3 Urca – 12
7 – Mais Rabugento – 13
8 – Lucnan – 17
9 – Tachaua – 21
10 – Kaiamurá – 26
11 – Iguinho di Mamãe – 27
12 – Mais Bakanna – 29
13 – Malagueta 4 – 31
14 – Baforada – 32
15 – Criloa – 33
16 – Blue Peace – 34
17 – Asterisco – 36

Bico de Proa

1 – Nautilus – 3
2 – Anaue – 5
3 – Blu 1 – 6
4 – Reggae – 12
5 – Sirocco – 16
6 – San Nicolla – 21
6 – Baguncitas – 21

Continue lendo

Artigos relacionados