Ilhabela

Marinas de Ilhabela recebem material com regras para observação de baleias e golfinhos

A Prefeitura de Ilhabela realizou na tarde da última quinta-feira (10) a entrega oficial às marinas da cidade de um material com todo o regramento para o avistamento seguro de cetáceos. A entrega contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite, dos representantes do Instituto Baleia Jubarte, VIVA Instituto Verde Azul e de marinas do arquipélago.

A ação faz parte do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Ilhabela para fomentar de forma consciente o turismo de observação de baleias e golfinhos. No começo da semana, um treinamento específico foi realizado para os monitores e guias de turismo, agências de receptivo, os representantes de marinas, bem como marinheiros e tripulantes de embarcações. Um dos pontos mais importantes abordados no encontro tratou dos cuidados e regras necessárias para o avistamento de cetáceos a partir de embarcações.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite, o turismo é um importante vetor de conscientização em relação aos cuidados na avistagem de cetáceos.

“Começamos em maio uma capacitação online para marinas, marinheiros e proprietários de embarcações, realizamos um trabalho com as crianças nas escolas como multiplicadores de informação, fizemos um webinar para todo o trade turístico e realizamos um treinamento específico para agências de receptivo, guias e monitores de turismo. Nosso objetivo é unir forças com as instituições e o trade turístico. É uma rede de conscientização”, comenta.

Já José Truda Palazzo Junior, do Instituto Baleia Jubarte, falou da importância do desenvolvimento do turismo e da pesquisa sobre as baleias. “Temos uma articulação boa com os operadores de turismo e a observação de baleias e golfinhos em Ilhabela é um patrimônio natural, mas é importante seguir as regras”.

Marcos Moller, representante da Marina Porto Ilhabela, destacou a importância de transmitir a informação para os marinheiros. “São dicas importantes de como eles tem que se comportar ao avistar um grupo de baleias e golfinhos no mar”.

Regras básicas para o avistamento de cetáceos

– Mantenha 100 metros de distância dos animais;
– Não persiga as baleias ou golfinhos;
– Não separe os animais do grupo;
– Não encurralem as baleias ou golfinhos;
– Não faça barulho;
– Não joguem objetos no mar;
– Não mergulhe com as baleias ou golfinhos;
– Não permaneça mais do que 30 minutos perto dos animais;
– Drones são permitidos somente acima de 150 metros;
– Proibido mais do que dois barcos simultâneos;
– Mantenha o motor em neutro e nunca acelere.

*Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Continue lendo

Artigos relacionados