Ribeirão Preto

Espaços culturais reabrem ao público em Ribeirão Preto com restrições; veja as atividades permitidas

Depois de permanecerem fechados entre dois meses e um ano em função da pandemia da Covid-19, diferentes centros culturais de Ribeirão Preto (SP) e região retomaram parte das atividades presenciais com as regras da fase de transição do Plano São Paulo.

Com restrições e protocolos sanitários, esses espaços oferecem ao público atividades como visitações guiadas, retirada de livros e exposições. A lista inclui o Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp), Biblioteca Sinhá Junqueira, Casa da Memória Italiana e Casa de Portinari, em Brodowski (veja abaixo o que é possível fazer em cada um deles).

Locais como o Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace e Sesc, por outro lado, seguem com atividades culturais presenciais suspensas.

  • Cinemas de Ribeirão reabrem com filmes indicados ao Oscar
  • Bosque permite visitação após permanecer fechado por 2 meses

A reabertura tem horário de funcionamento reduzido e determinado, das 11h às 19h, e delimitação de público, restrito a 25% da capacidade, mas anima profissionais que atuam no setor.

Responsável administrativa da Casa da Memória Italiana, Maria Augusta Scatena percebe uma mudança no perfil dos visitantes, mais atentos ao que os espaços têm a oferecer.

“São pessoas realmente interessadas em conhecer o museu, a história. Acredito que a parte cultural está ajudando as pessoas a passarem pela pandemia”, diz.

Veja como está a organização de cada espaço cultural:

Museu Casa de Portinari volta a permitir visitas presenciais — Foto: Érico Andrade/G1

Museu Casa de Portinari volta a permitir visitas presenciais — Foto: Érico Andrade/G1

Museu Casa de Portinari

Depois de quase dois meses fechado, restrito a atividades on-line, o Museu Casa de Portinari, de Brodowski (SP), reabriu ao público em 24 de abril. O espaço permanece aberto das 11h às 16h, de terça-feira a domingo, para visitação.

A casa onde o pintor Candido Portinari (1903 – 1962) viveu durante a infância é conhecida pelas experiências murais do artista plástico. Às segundas-feiras, o museu é fechado para manutenção e limpeza. .

Serviço

  • Endereço: Praça Candido Portinari, 298, no Centro de Brodowski
  • Horário de funcionamento: das 11h às 16h, de terça-feira à domingo
  • Informações: no site do museu
Biblioteca Sinhá Junqueira em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Divulgação

Biblioteca Sinhá Junqueira em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Divulgação

Biblioteca Sinhá Junqueira

Depois de quase dois meses de fechamento, a Biblioteca Sinhá Junqueira reabriu ao público em 27 de abril. O local, também conhecido pelo casarão histórico reinaugurado no início de 2020, funciona de terça-feira a sábado, das 10h às 18h, apenas para empréstimo e devolução de livros.

Como medida para conter a disseminação do novo coronavírus, além dos protocolos sanitários exigidos pelas autoridades, todas as obras são higienizadas no momento da devolução.

As demais atividades culturais, como clibe de leitura e contação de história, seguem pela internet.

Serviço:

  • Endereço: Rua Duque de Caxias, 547, no Centro de Ribeirão Preto
  • Horário de funcionamento: das 10h às 18h, de terça-feira à sábado
  • Informações: no site da Biblioteca
Casa da Memória Italiana oferece visitas presenciais com grupos de até quatro pessoas — Foto: Beto Baptista/Núcelo da Notícia

Casa da Memória Italiana oferece visitas presenciais com grupos de até quatro pessoas — Foto: Beto Baptista/Núcelo da Notícia

Casa da Memória Italiana

O Museu Casa da Memória Italiana ficou fechado por cerca de três meses, mas voltou a realizar visitas guiadas no espaço, que remonta à história dos imigrantes na região. A atividade deve ser agendada pelo site nos seguintes horários disponíveis:

  • Quinta-feira e sexta-feira: primeira sessão às 15h e segunda sessão às 17h;
  • Sábado: primeira sessão às 10h e segunda sessão às 11h;

As visitas são permitidas para grupos de até quatro pessoas mediante protocolos como limpeza dos pés na entrada, aferição de temperatura e disponibilização de álcool em gel.

Serviço

  • Endereço: Rua Tibiriçá, 776, Centro, Ribeirão Preto
  • Informações: pelo telefone (16) 3904-2750 ou e-mail [email protected]
  • Visitação: mediante agendamento
Prédio do Museu de Arte de Ribeirão Preto — Foto: Clayton Castelani/G1

Prédio do Museu de Arte de Ribeirão Preto — Foto: Clayton Castelani/G1

Museu de Arte de Ribeirão Preto

Fechado por mais de um ano, o Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp), foi reaberto ao público em 27 de abril com protocolos de prevenção à Covid-19. Na programação, o público pode conferir o programação de exposições de 2020 do espaço.

Serviço

  • Endereço: Rua Barão do Amazonas, 323, no Centro de Ribeirão Preto
  • Horário de funcionamento: de terça-feira à sexta-feira, das 14h às 17h30
  • Informações: pelo telefone (16) 3635-2421

Theatro Pedro II

O Theatro Pedro II segue com as atividades presenciais suspensas desde o início da pandemia, em março de 2020.

Sesc

Com atividades presenciais suspensas desde março, o Sesc de Ribeirão Preto tem retomado o expediente ao público gradualmente, ainda sem contemplar a programação cultural, que segue pela internet. Em primeiro momento, somente há atendimentos presenciais para pacientes da odontologia em tratamento e alunos matriculados nos cursos de ginástica multifuncional, práticas aquáticas e clube da corrida, todos com agendamento prévio.

A unidade de Ribeirão Preto fica na Rua Tibiriçá, nº 50, no Centro.

Centro Cultural Palace

Em nota, a Secretaria da Cultura informou que o Centro Cultural Palace não realiza atividades presenciais desde março do ano passado e que essa retomada deve acontecer seguindo o calendário da Secretaria da Educação.

“O espaço vem sendo utilizado apenas para gravações e ensaios individuais de professores e artistas da cidade”, comunicou.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3636-2893 e (16) 3636-9187.

Biblioteca Sinhá Junqueira reabriu para o público em 27 de abril de 2021 — Foto: Weber Sian/ACidadeOn
Continue lendo

Artigos relacionados