eSports

LoL: Guia sobre o formato do sorteio do Mundial 2020

Na manhã desta terça-feira (14) haverá o sorteio dos grupos do Campeonato Mundial de League of Legends de 2020 em Xangai, na China. Diferente das edições anteriores, nesta haverão 22 equipes, ao invés de 24, na disputa para ver quem será coroado o melhor time do mundo.

Sendo assim, preparamos um guia explicando como será o formato do sorteio, assim como a distribuição das equipes em seus respectivos pote. Além disso, falamos do sistema de disputas de cada etapa (fase de entrada e fase de grupos).

Fase de entrada (play-in) – 25 a 30 de setembro

Diante da ausência dos representantes da VCS (Team Flash e GAM Esports), a fase de entrada passou por uma reformulação. Ao invés de 12 equipes, a etapa passa a ter apenas 10, sendo cinco divididas em dois grupos. Os potes do sorteio ficaram da seguinte maneira:

  • Pote 1: LGD Gaming (LPL #4), MAD Lions (LEC #4), Team Liquid (LCS #3) e PSG Talon (PCS #2)
  • Pote 2: INTZ (CBLoL #1), Rainbow7 (LLA #1), Unicorns of Love (LCL #1), Supermassive (TCL #1), V3 Esports (LJL #1) e Legacy Esports (OPL #1)

Do pote 1, duas equipes serão sorteadas para um grupo e duas para outro, enquanto pelo pote 2 serão três sorteadas para cada.

A primeira parte da fase de entrada terá partidas melhor de um (MD1), com todos os times do mesmo grupo se enfrentando. Os primeiros confrontos, do dia 25 até 28, serão realizados a partir de 5:00h, enquanto nos dias 29 e 30 começarão a partir das 3:00h.

O primeiro colocado de cada grupo avança direto para o evento principal, enquanto o último é eliminado da competição. Já os terceiros e quarto colocados do mesmo grupo se enfrentam em uma série melhor de cinco (MD5), onde o vencedor enfrentará o segundo colocado do outro grupo para definir os últimos classificados ao evento principal.

Fase de grupos – 3 a 6 de outubro; 8 a 11 de outubro

Juntamente com os quatro participantes classificados da fase de entrada, outras 12 equipes disputarão o evento principal (ou fase de grupos). Ele permanece com o mesmo formato, sendo as equipes divididas em quatro grupos de quatro, disputando duas vagas nos playoffs (8 no total).

A distribuição dos potes ficou da seguinte maneira:

  • Pote 1: Top Esports (LPL #1), G2 Esports (LEC #1), DAMWON Gaming (LCK #1) e Team SoloMid (LCS #1)
  • Pote 2: JD Gaming (LPL #2), Fnatic (LEC #2), DRX (LCK #2) e FlyQuest (LCS #2)
  • Pote 3: Suning (LPL #3), Rogue (LEC #3), Gen.G (LCK #3) e Machi Esports (PCS #1)

Cada equipe de seus respectivos potes será sorteada para um determinado grupo, sendo o primeiro pote como os cabeças-de-chave. Além disso, times da mesma região não podem ser sorteados no mesmo grupo. Isso vale também para os classificados da fase de entrada.

Exemplo: Se o Grupo A for sorteado com Top Esports (LPL), DRX (LCK), Rogue (LEC) e MAD Lions (LEC), o último time será alocado para o grupo seguinte.

+ LoL: 2º capítulo de “K/DA: Harmonies” é lançado com foco em Seraphine
+ LoL: Kim se demite do comando técnico da T1

Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para os playoffs.

Na etapa final, oito equipes seguirão na disputa para ver quem erguerá a Summoner’s Cup em 2020. As partidas serão todas realizadas entre 15 e 31 de outubro, sendo 15 a 18 as quartas de final), 24 a 25 as semifinais e 31 de outubro a grande final, às 7:00 da manhã.

O sorteio dos grupos para o Mundial 2020 será amanhã, às 9:00 do horário de Brasília, com transmissão nos canais oficiais da Riot Games Brasil no YouTube e na Twitch.

Continue lendo

Artigos relacionados


 
Botão Voltar ao topo