Tecnologia e Ciência

8 dicas utilizar o Google Maps com mais segurança

Já faz um bom tempo que não é necessário pagar por aqueles guias de rua pesados e empoeirados. Desde que o Google Maps foi implementado, a vida de quem procura locais ainda inexplorados ficou muito mais fácil. Abaixo daremos dicas de como ter um controle maior de sua conta, além de aumentar sua segurança durante a utilização.

Vale lembrar que todas as informações necessitam da utilização de um celular (Android e IOS), ou um tablet.

1 – Segurança de perfil

Saiba que é possível gerenciar e personalizar de forma completa o sua conta. O Google Maps possui configurações integradas que permitem bloquear publicamente fotos, postagens e comentários no seu perfil público.

Para isto, quando estiver com sua conta logada no aplicativo, basta clicar no canto superior direito da tela, na imagem que contém a sua foto. Logo depois, clique em Gerenciar sua Conta do Google. A seguir, entre em Pessoas e compartilhamento e escolha os itens que pretende deixar privado.

2 – Mantenha a privacidade de terceiros

Gostou de um local e resolveu tirar uma foto bonita para postar nos comentários do Google Maps? Não há mal nenhum em fazer isto. Só tenha o cuidado de conferir se outras pessoas não saíram na imagem.

É importante respeitar a privacidade dos outros e ter a noção de que muitos preferem ver apenas imagens do local, como a decoração, ou até mesmo a acessibilidade da região.

3 – Cidadania Digital

Muitas pessoas utilizam o Google Maps para passar informações precisas e de qualidade, mas nem tudo é perfeito. Caso perceba que existe algo de estranho em um comentário, ou até mesmo nas informações relacionadas ao local, saiba que é possível denunciar.

As reclamações podem ser feitas de duas maneiras. A primeira delas é denunciando um conteúdo. A outra é denunciando a pessoa que fez um comentário.

4 – Linha do tempo customizável

Não é só de fotos que as pessoas gostam de se lembrar. Muitos utilizam a Linha do Tempo do aplicativo para lembrar de locais que visitados e até mesmo terem a oportunidade de mostrar para os amigos.

Para deixar a ferramenta ativada entre no Histórico de localização. Desta forma será possível adicionar, editar ou excluir facilmente as informações presentes na sua conta.

5 – Controle total dos seus passos

O Google Maps permite acessar todos os aplicativos integrados na plataforma Google, tendo total visualização do histórico de localização e atividade na internet. Com este controle dá pra saber caso alguém acesse seus dados em outro lugar. Desta forma sua segurança aumentará ainda mais.

6 – Modo Anônimo

O aplicativo permite que realizar uma navegação sem ser notado. Para isto, basta clicar na foto do seu perfil (canto superior direito) e optar pelo modo incógnito. Para voltar a sua conta pessoal será necessário fazer o caminho inverso, clicando no ícone de incógnito e selecionando sua foto de perfil.

7 – Compartilhar localização em tempo real

Caso tenha interesse em saber onde um amigo ou um familiar está, já é possível configurar sua conta do Google Maps para apresentar sua localização ao vivo. Primeiro, clique no Menu (canto esquerdo superior). Depois acesse o item Compartilhamento de Localização. Agora basta escolher uma das opções personalizadas.

8 – Mudar nome de aparição pública

Saiba que é possível alterar sua forma de apresentação para outras pessoas que estão na rede do Google Maps. Para realizar a modificação clique em seu Perfil (canto superior esquerdo). Entre em Gerenciar sua Conta do Google e depois em Informações Pessoais. É possível mudar nome, apelido e até mesmo a foto do perfil.

Continue lendo

Artigos relacionados


 
Botão Voltar ao topo