Saúde

Benefícios da amamentação

Ouça também o nosso podcast:
 
 

A gestação é uma oportunidade única na vida de um casal e dar luz a um bebê é para a mulher um grande divisor de sensações. Marca o início da maternidade ou mesmo a possibilidade de ser mãe novamente.
 
Algumas modificações acontecem no corpo feminino que a permite identificá-la como mãe. Produzir leite por exemplo, para alimentar sua cria é uma capacidade única. Somente os mamíferos são capazes de realizar essa façanha, seja com humanos ou animais.
 
Ao amamentar um bebê, a mãe e o filho experimentam uma série de benefícios que podem perdurar por muitos anos. O leite materno é rico em imunoglobulinas, substâncias que promovem a imunidade para o bebê. assim sendo, é a primeira vacina.
 
O ato de amamentar permite a proximidade e interação entre a mãe e o filho, sinal que, permite a criança entender que quem está diante dela é sua progenitora. Para a mãe, amamentar, previne uma série de doenças onde podemos citar o câncer de mama, a hipertensão arterial e diabetes.
 
Sem contar o processo de emagrecimento fruto do alto metabolismo e, o ato de ceder calorias para o filho. Há quem diga que o pai também se beneficie com a decisão da mãe de amamentar o bebê onde, ocorre uma economia sempre muito importante pois criança pequena demanda um gasto não muito bem, pensado.
 
Estudos mostram que pessoas que foram amamentadas quando pequenos, mostraram um maior aumento em seu QI. Vale a máxima: “ amamentar, um ato de amor.”
 

Artigos relacionados


Botão Voltar ao topo