Saúde

Covid 19 – uma angústia sem resposta

Ouça também o nosso podcast:

 
 

A Covid 19 tem seu início na província de Wuhan na China com a data aproximada de 1 de dezembro  de 2019. É uma doença causada pelo SARs-COV 2, um tipo de Coronavírus que infecta o homem.

Depois da disseminação mundial, muitas pessoas foram infectadas e muitas vidas foram ceifadas. Já se observam nitidamente as consequências no mundo. Adoecimento físico e mental, desequilíbrio econômico mundial, famílias tentando se recompor após perdas materiais ou físicas em seus meios.
 
Afinal, existe uma grande pergunta mundial. Quando haverá uma cura para a Covid 19? O fato é que cientistas de todo o mundo  trabalham diuturnamente em busca de estratégias terapêuticas eficazes e vacinas que possam acabar com essa expansão desenfreada do vírus. Infelizmente, ainda não há respostas.
 
Pensar como ciência significa trabalhar com algo que uma vez colocado em prática seja eficaz. O aparecimento do  vírus foi repentino, bem como suas consequências. Existe um grande temor por parte de todos e, a única resposta é que a cura virá e tudo será uma página virada, mesmo que traumática.
 
Enquanto aguardamos as respostas tão  necessárias, precisamos entender a gravidade da doença para os que são organicamente debilitados e, em nome deles tomarmos as condutas estabelecidas pelas autoridades sanitárias como por exemplo, a lavagem de mãos, sejam elas com água e sabão, álcool 70%, uso de máscaras e o distanciamento social.
 
Ainda não existe tratamento de cura para o vírus e a recomendação é que não se deve tomar medicamentos por conta própria sem o conhecimento dos prejuízos que este possa causar. Vale a máxima, a vida pode até ser um jogo  de tentativa e erro mas, um erro fatal pode não permitir uma segunda chance.
 

Mais notícias do colunista

Topo