Porto e MarSantos

Porto de Santos comemora 129 anos com atrações virtuais

Programação inclui live com campeã mundial de natação, Ana Marcela, e concurso de fotografia

A Santos Port Authority (SPA), é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Infraestrutura (Minfra), responsável por exercer as funções de autoridade portuária no âmbito do Porto Organizado de Santos.

O Porto de Santos iniciou suas atividades no início do século XVI operando com estruturas rudimentares até o final do século XIX quando houve a concessão do Porto à investidores privados. A companhia Docas de Santos (CDS), fundada em 1890 e detentora da concessão, construiu e inaugurou em 1892 os primeiros 260 metros de cais, criando assim o primeiro Porto Organizado do Brasil. De lá pra cá, o Porto de Santos conquistou um lugar de destaque na economia do país e tornou-se o maior porto do Hemisfério Sul.

Nas últimas décadas, o Porto registrou grandes ampliações, modernizou suas instalações e incorporou novas tecnologias, operando com terminais especializados para contêineres, carga geral, granéis sólidos e líquidos. Consolidou-se, assim, como o maior complexo portuário do País, quebrando recordes consecutivos de movimentação de cara e figurando recorrentemente entre os maiores portos do mundo.

COMEMORAÇÃO

Nesse ano de 2021 o Porto de Santos faz 129 anos  e por isso a Santos Port Authority (SPA) preparou uma programação repleta de atrações em comemoração. O 2º Festival Porto Cidade ocorrerá no dia 2 de fevereiro, quando o Porto faz aniversário. Será gratuito e totalmente virtual, devido à pandemia.

A agenda contará com a campeã do prêmio de maior nadadora de águas abertas do mundo por seis vezes, Ana Marcela, que participará de uma live em que falará da carreira, vida, preparação para o evento que fará neste anos no canal do Porto e, claro, sobre as expectativas para a Olimpíada de Tóquio.

Ana é uma das principais atleta da natação brasileira e patrocinada pela SPA. Realizará neste ano dois desafios de natação no canal de navegação do Complexo Portuário, sendo um deles aberto para participação do público.

A programação inclui um pouco de diversão e arte para amainar estes tempos pandêmicos. Dentre outras atividades, a SPA transmitirá performances finalistas do Festival de Cenas Teatrais (Fescete) de 220, evento que há mais de 201 anos promove a formação de novos talentos e o intercâmbio cultural entre profissionais das artes e público.

O meio ambiente também será tema, com a participação do Mantas do Brasil, projeto ambiental para a preservação do ecossistema marinho do Estado de São Paulo, com atuação em programas de conscientização em comunidades de pescadores, escolas e feiras náuticas.

As atrações serão transmitidas no canal da SPA no Youtube e a programação completa será divulgada nesta semana no site da SPA, fique atento!

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

Para coroar a integração Porto-Cidade, haverá ainda o Concurso de Fotografia Porto-Cidade. Desta segunda-feira (18) até o dia 31, todas as fotos publicadas no Instagram com a hashtag #FestivalPortoCidade2021 serão avaliadas por dois renomados fotógrafos convidados pela SPA, Marcelo Justo e Fernanda Luz, e pela jornalista e co-fundadora da plataforma independente Juicy Santos, Flávia Saad.

Eles farão a curadoria das fotos e elegerão as 3 melhores, de acordo com os critérios do regulamento que pode ser encontrado pelo link http://www.portodesantos.com.br/wp-content/uploads/Regulamento-Concurso-Fotografico_18jan2021_15h10.pdf. As imagens vencedoras serão expostas no Instagram e Facebook da SPA bem como no Instagram do Juicy Santos, que conta com 60 mil seguidores. A primeira colocada ficará por uma semana como destaque no novo site do Porto de Santos, recém-lançado.

TRABALHADORES PORTUÁRIOS

O Porto de Santos opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Com isso muitas pessoas já passaram pelo porto em seus 129 anos de existência. Em todo navio, no porto tem um trabalhador, um exemplo são os trabalhadores portuário avulsos que trabalham pelo OGMO (Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário do Porto Organizado de Santos) executando uma função para o andamento das operações portuárias.

Trabalhador do Porto a 27 anos Francisco Sebastião, estivador e operador, de 50 anos afirma que “O porto é a porta de entrada para o País”. Com tantos anos no ramo o trabalhador destaca a satisfação em realizar tal trabalho e diz “Estou realizado, trabalhando com o que gosto”.

Mesmo durante a pandemia em que muitos trabalhadores passaram a exercer suas funções em casa o porto não parou. Nas palavras do Diretor-Presidente da SPA, Fernando Biral:

“O ano de 2020 foi, a um só tempo, difícil e de muitas conquistas para o Porto de Santos. Os desafios impostos pelo enfrentamento de uma pandemia inédita e que afetou o comércio exterior não impediram sucessivos recordes de movimentação, que acenam para um crescimento de dois dígitos em 2020, o que nem as melhores projeções no cenário pré-pandemia apontavam. O panorama tampouco reduziu o ritmo de implantação do planejamento estratégico da Santos Port Authority (SPA), pois avançamos na agenda de ações entregando o que foi desenhado. ”

 

 

Continue lendo

Artigos relacionados


 
Botão Voltar ao topo