Pets

Para que servem os bigodes do meu pet?

Se você é pai ou mãe de pet, daqueles bem curiosos, já deve ter se questionado por que os cachorros têm “bigode” e se os fios ao redor do focinho desempenham alguma função especial ?

A resposta é, sim! Aqueles fios mais grossos que deixam os peludinhos mais charmosos são chamados de vibrissas – são pelos sensoriais encontrados na maioria dos mamíferos. E a natureza não os colocou ali à toa, os fios do “bigode” detectam as vibrações do ambiente e ajudam o cachorro a se localizar melhor, funcionando como uma espécie de radar.

Como você já deve ter ouvido, a visão dos cães é menos privilegiada do que outros sentidos como a audição e o olfato, e eles têm dificuldade em enxergar objetos que estão mais próximos. Então, para passar por um lugar estreito, por exemplo, não daria para confiar totalmente em seus olhos e o cachorro faz uso dos seus pelos táteis para avaliar melhor a distância. Isso também vale para os bigodes dos gatos. Por isso é importante não cortar com a tesoura os bigodes dos bichinhos.

 

Continue lendo

Marjorie Cardoso

Formada em Publicidade e Propaganda desde 2010, com experiência em TV e eventos. Apresentadora do "Programa Pet House", um programa criado para abordar assuntos relacionados aos cuidados, tratamentos, dicas e curiosidades sobre os animais. Colunista da ISN Portal.

Artigos relacionados


 
Botão Voltar ao topo