Pets

Como olfato é usado na relação entre o cachorro e o tutor?

Que os cachorros têm o olfato incrível e muito mais aguçado que os humanos nós já sabemos. Agora, como ele é usado na relação entre o cachorro e o tutor?

O focinho do cachorro é tão poderoso que pode até mesmo identificar as emoções de seu dono e perceber coisas que vão além da compreensão humana, digamos assim.

O focinho de cachorro, além de fofo, é poderosíssimo! Os cães possuem células olfativas que permitem com que eles percebam com mais clareza de onde vem os cheiros.

Os nossos melhores amigos são capazes de identificar se um cheiro específico vem da direita ou esquerda. Algumas raças de cachorro, conhecidas como de cães farejadores, podem chegar a ter até 220 milhões de células olfativas, enquanto os seres humanos possuem em média apenas 5 milhões.

Por ter olfato aguçado, os cães podem indicar coisas que ocorreram no passado apenas pelo cheiro, os cães podem identificar quem esteve em certo local e até mesmo quando a pessoa saiu.

Essa habilidade permite também que o cachorro sinta as coisas à distância, fazendo com que perceba se alguém se aproxima de longe. Há relatos de cachorros que conseguiram apontar objetos e pessoas a uma distância de 2 km. Entretanto, a distância do faro propriamente dita depende de coisas como o vento e tipo de cheiros.

Continue lendo

Marjorie Cardoso

Formada em Publicidade e Propaganda desde 2010, com experiência em TV e eventos. Apresentadora do "Programa Pet House", um programa criado para abordar assuntos relacionados aos cuidados, tratamentos, dicas e curiosidades sobre os animais. Colunista da ISN Portal.

Artigos relacionados


 
Botão Voltar ao topo