Juiz de Fora

Ações virtuais comemoram Dia Nacional do Livro Infantil e Dia Mundial do Livro

A Praça CEU, em Juiz de Fora, promove ações virtuais na área de literatura para comemorar as datas

O Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, e o Dia Mundial do Livro, no dia 23, vão ser lembrados com uma programação especial organizada pela Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados Coronel “Adelmir Romualdo de Oliveira”). Estão previstas três atividades em ambiente virtual e abertas para todos os públicos.

Neste domingo, 18, tem a contação da lenda da vitória-régia que narra um pouco dos sonhos da guerreira Naiá, uma linda jovem que admirava as estrelas e imaginava virar uma um dia. Conduzida pelo atendente de biblioteca Gil Alves e pela articuladora cultural de música Marilúcia Silva, a contação será transmitida às 15h, no Instagram (@ceujf).

No Dia Mundial do Livro, 23, às 17h, acontece o lançamento do Clube de Leitura da Praça CEU. Conforme o coordenador-geral do equipamento urbano, André Noronha, a iniciativa atende a uma demanda de usuários da Sala de Leitura “Vicentina da Conceição Alves dos Santos”, que integra o complexo da praça. “Um grupo procurou a direção, manifestando o interesse em ações que promovam aprofundamento literário. Após algumas conversas, concluímos que o modelo Clube de Leitura seria o mais adequado, pois promove compartilhamento de experiências e de visões de mundo, que potencializam e reconstroem os significados da leitura”.

Serão trabalhados textos curtos, poemas, crônicas, artes visuais, audiovisual e música, entre outros conteúdos. Durante a pandemia, devido ao isolamento social, os encontros serão realizados por meio do Google Meet, tendo como público-alvo leitores com idade a partir de 16 anos. A periodicidade dos encontros será semanal, em dia a ser definido pelos integrantes do clube.

O encerramento dessa programação acontece no sábado, 24, com uma live cultural para celebrar a literatura infantil brasileira. Autoras e autores desse gênero, bem como seus livros, são lembrados e discutidos. Haverá música, dança, contação de história, ginástica, além de brincadeiras e sorteios, com transmissão pelo Instagram (@ceujf), a partir das 16h.

Continue lendo

Artigos relacionados


 
Botão Voltar ao topo