Juiz de Fora

UBS de Juiz de Fora dividem horário de vacinações contra Covid-19 e Influenza

As Unidades Básicas de Saúde de Juiz de Fora vão alternar o horário de aplicação das vacinas contra Covid-19 e Influenza, para evitar aglomerações.

As  45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, que já realizavam a vacinação contra o coronavírus (Covid-19) passam a realizar a imunização somente na parte da manhã, das 8h às 11h. A decisão foi tomada diante da necessidade de reordenação do fluxo de atendimento das unidades provocado pelo início da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que começou nessa segunda-feira.

No horário das 11h às 13h, será feita a desinfecção e limpeza das UBSs, e na parte da tarde, das 13h às 16h, ocorre a imunização contra a Influenza e vacinas de rotina. Nas quintas-feiras, o atendimento nas UBSs é realizado até as 14h.

Nesta semana, o foco da vacinação contra a Covid-19 é a complementação do esquema vacinal dos idosos de 65 anos ou mais e dos profissionais da saúde que já receberam os imunizantes. O Departamento de Saúde do Idoso (DSI) e o Sport Clube Juiz de Fora continuam a priorizar somente a vacinação contra à covid-19. No DSI o atendimento é das 8h às 16h e no Sport das 9h às 16h.

Já a vacinação da Influenza será realizada nas 45 UBSs, na parte da tarde, e no Departamento de Saúde da Mulher da Criança e Adolescente (DSMCA), das 8h às 15h. A vacina oferecida para a população será trivalente, ou seja, protege contra os três tipos principais do vírus influenza em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Os pais devem levar o cartão de vacina das crianças a serem imunizadas.

A campanha de vacinação contra a Influenza coincidirá com a realização da vacinação contra a Covid-19. Assim, é importante que seja priorizada a administração da vacina Covid-19 para pessoas contempladas no grupo prioritário para a influenza e que ainda não foram vacinadas contra o coronavírus. Nestas situações, deve-se agendar a vacina Influenza, respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.

Em relação à contraindicação, a vacina não é recomendada para menores de 6 meses e pessoas com histórico de alergia grave a ovo. A vacinação será ministrada em dose única, e pode ser recebida com qualquer outra vacina do calendário de imunização. Para quem foi contaminado pelo coronavírus, deve-se aguardar 30 dias após início dos sintomas para receber a vacina da Influenza.

Vacinação Covid-19, locais e horários:

45 Unidades Básicas de Saúde: de 8h às 11h.
Departamento de Saúde do Idoso (DSI): 8h às 16h.
Sport Clube Juiz de Fora: 9h às 16h.

Vacinação Influenza, locais e horários:

45 Unidades Básicas de Saúde: de 13h às 16h, exceto às quintas, onde o atendimento será das 13h às 14.
Departamento de Saúde da Mulher da Criança e Adolescente (DSMCA): das 8h às 15h.

Público-alvo vacinação Covid-19:

Idosos de 65 anos ou mais e trabalhadores da saúde (foco aplicação da segunda dose).

Público-alvo vacinação Influenza:

Entre os dias 12 de abril a 4 de maio:

Crianças menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias anos): vacinação do Departamento da Saúde da Mulher, Criança e Adolescennte, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Nas UBSs, o atendimento será das 13h às 16h, exceto às quintas, quando o atendimento será das 13h às 14h.

Gestantes e puérperas: vacinação do Departamento da Saúde da Mulher, Criança e Adolescennte, de segunda a sexta das 8h às 15h. Nas UBSs, o atendimento será das 13h às 16h, exceto às quintas, quando o atendimento será das 13h às 14h.

Trabalhadores da Saúde que atuam na linha de frente da assistência à saúde contra doenças respiratórias: em seus locais de trabalho, e nas UBSs o atendimento será das 13h às 16h, exceto às quintas, quando o atendimento será das 13h às 14h.

Continue lendo

Artigos relacionados


 
Botão Voltar ao topo