Juiz de Fora

Fiemg Zona da Mata realiza Curso Básico em Comércio Exterior

O treinamento on-line vai abordar procedimentos necessários para iniciar um projeto de atuação no comércio internacional.

Atuar no comércio internacional é o sonho de muitos empresários. Mas, alguns deles esbarram na falta de conhecimento e desistem do projeto que pode gerar diversos benefícios para a empresa, como aumento da produtividade. Outros pontos positivos da exportação são a redução da dependência do mercado interno, a promoção da marca, melhores condições para obtenção de recursos financeiros e melhoria da capacidade industrial.

A inserção no mercado externo exige boa gestão e amplo conhecimento operacional sobre o comércio exterior.  Com o objetivo de apoiar as empresas da região, a Regional Zona da Mata realiza entre os dias 13 e 15 de abril, de 8h30 às 12h30, o curso Básico em Comércio Exterior.

Neste curso, ministrado de forma on-line, com objetivo prático e direcionado preferencialmente a empresas que pretendem iniciar sua atuação no mercado internacional, o participante será orientado sobre os procedimentos necessários para iniciar um projeto de atuação no comércio exterior. Além disso, aprenderá como preparar a sua empresa, em termos legais e organizacionais.

O público-alvo é formado por empresários, gestores, analistas, advogados, contadores, assistentes, estudantes e demais profissionais atuantes ou que desejam atuar no mercado internacional. A apresentação do tema ficará a cargo do instrutor Eduardo Melo Vidal, especialista em Comércio Exterior e Negócios Internacionais. Autor da obra “Fundamentos do Comércio Exterior” (2018), Eduardo é consultor empresarial com experiência prática em gestão de operações de exportação, importação e logística internacional, professor e palestrante.

No conteúdo programático estão os seguintes assuntos: Conhecimentos gerais de comércio exterior (conceitos básicos, estrutura do comércio exterior brasileiro, regras gerais, principais legislações e agentes envolvidos); Internacionalização de empresas (tipos de exportação e importação) e habilitação para importar e exportar; Estrutura organizacional da empresa; Nomenclatura comum do Mercosul e sistema harmonizado; Aspectos da negociação internacional e termos internacionais de comércio; Documentação de comércio exterior; Modalidades de pagamento no comércio exterior; Despacho aduaneiro da carga; Tributos e formação de preço na importação e na exportação; e Fluxograma de importação e exportação.

O investimento é de R$ 240,00 para associados aos Sindicatos filiados à FIEMG e R$ 260,00 para demais interessados.  As inscrições podem ser feitas no site da FIEMG Regional ZM e mais informações podem ser obtidas através do telefone (32) 3249-1028 ou do e-mail [email protected].

Continue lendo

Artigos relacionados


 
Botão Voltar ao topo