Cidadania e Direitos HumanosSão Vicente

Conheça os serviços assistenciais para o público feminino em São Vicente

Serviços oferecidos pela SEAS

Aproximadamente 80% das famílias cadastradas, em São Vicente, são chefiadas por mulheres, segundo dados do Cadastro Único do Governo Federal. Esse público é prioritário na rede de serviços da Secretaria de Assistência Social (Seas), no Município.

Em razão da pandemia, a Seas não poderá realizar os eventos alusivos ao Dia Internacional da Mulher. “Normalmente, nessa data, são realizadas ações que envolvem a discussão da temática do gênero e igualdade, mas também procuramos pontuar a questão do autocuidado e autoestima, por meio de rodas de conversa e debates, além de promover o momento de embelezamento”, comenta o secretário de Assistência Social (Seas), Leandro Valença.

Serviços oferecidos pela SEAS:

•  Proteção Social Básica – CRAS Centro de Referencia de Assistência Social – Ofertar o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e outros serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica, para as famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social; articular e fortalecer a rede de Proteção Social Básica local;
Prevenir as situações de risco em seu território de abrangência, fortalecendo vínculos familiares e comunitários e garantindo direitos.

Endereços de atendimento:

Área insular:
CRAS – Jóquei Clube (Avenida: Senador Salgado Filho, 224 – Jóquei Clube)
CRAS – São Vicente (Avenida Marechal Deodoro, 169- Centro)
CRAS – Vila Margarida (Avenida Nações Unidas, 696 – Vila Margarida)

Área Continental:
CRAS – Humaitá (Rua 48, 05 Humaitá)
CRAS – Parque das Bandeiras (Rua Simão Jahjah, 351 – Parque das Bandeiras)

•  Proteção Social Especial de Media Complexidade – CREAS – Centro de Referencia Especializado de Assistência Social

O CREAS é um órgão estatal, de abrangência municipal, integrante do Sistema Único de Assistência Social que, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), tem por objetivo ofertar ações de orientação, proteção e acompanhamento às famílias com um ou mais membros em situação de risco pessoal e social, ameaça ou violação de direitos.

Mulheres que vivenciam violações de direitos por ocorrência de violência física, psicológica e negligência; violência sexual: abuso e/ou exploração sexual .

Os endereços de atendimento são:

CREAS – Área Continental (Rua Frei Damião, 970 – Jd Rio Branco)
CREAS – Área Insular (Rua Lima Machado, 245 – Parque Bitaru)

•   Proteção Social Especial de Alta Complexidade – Serviço de Acolhimento

A Casa das Anas é um abrigo para mulheres com ou sem filhos, vítimas de violência intrafamiliar e/ou em iminência de situação. O endereço está sob sigilo.

Outros serviços na Cidade para a mulher:

•   Delegacia de Polícia Defesa da Mulher São Vicente
Rua Djalma Dutra, 132 – Centro – Telefone: (13) 3467-3941.
Horário de funcionamento: Das 9h ás 19h

•   Defensoria Pública de São Paulo – Unidade São Vicente
Por conta da Fase Vermelha, a Defensoria está atendendo somente online
https://www.defensoria.sp.def.br/dpesp/Default.aspx?idPagina=6786

Disque Denúncia

A Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência é o Ligue 180 e para casos de violação de direitos humanos é o Disque 100.
Em 2020, foi lançada a plataforma, onde a pessoa precisa adicionar o número (61) 99656-5008, no aplicativo de mensagens WhatsApp para ter acesso direto ao Ligue 180 e ao Disque 100

Continue lendo

Artigos relacionados