Mundo

As semelhanças e diferenças de Trump e Biden na crise migratória nos EUA; ouça podcast

Na semana passada, agentes americanos montados a cavalo foram flagrados usando rédeas e avançando contra migrantes haitianos na fronteira entre EUA e México. Diante das medidas do governo americano contra os haitianos, o enviado dos EUA para o Haiti, Daniell Foote, chegou a renunciar o cargo.

Na última sexta (24), o presidente americano Joe Biden veio à público dizer que as cenas de violência eram “revoltantes” —mas não anunciou nenhuma mudança na política migratória, que em grande parte se mantém a mesma da época do seu antecessor, Donald Trump.

O caso trouxe à tona a crise migratória no sul do país, com milhares de haitianos tentando cruzar a fronteira americana. No último fim de semana, um acampamento na cidade texana de Del Rio chegou a atingir o pico de 14 mil pessoas, segundo o Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

No episódio desta segunda (27), o Café da Manhã conversa com a professora da Universidade Harvard e pesquisadora de imigração Gabrielle Oliveira. Ela analisa as políticas de Biden nessa área, aponta as semelhanças e diferenças com as diretrizes do governo Donald Trump e explica o aumento do fluxo de imigrantes para os Estados Unidos.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Continue lendo

Artigos relacionados