Mundo

Autoridades identificam autor de atentado a bomba em Nashvile

Anthony Quinn Warner foi o responsável pela explosão no centro de Nashville na manhã do dia de Natal e morreu durante a detonação, informaram autoridades no domingo (27).

Investigadores compararam restos mortais encontrados no local da explosão com o DNA de Warner e confirmaram a suspeita de que ele estava dentro motorhome que explodiu.

Segundo o diretor da agência de investigações do Tennesse, David Rausch, a motivação para o atentado ainda está em investigação.

Vizinhos de Warner na cidade de Antioch haviam dito à polícia que tinham visto um motorhome parecido com o da explosão no quintal dele.

O motorhome explodiu no centro de Nashville, nos EUA, na manhã da sexta (25), dia de Natal. A explosão ocorreu às 6h30 do horário local (9h30 de Brasília), foi sentida a nove quarteirões de distância, destruiu vários outros carros e danificou diversos edifícios, lançando uma fumaça negra no céu que podia ser vista a quilômetros de distância. A explosão danificou mais de 40 estabelecimentos comerciais, além de levar à interrupção no serviço de celular e internet. No domingo, os serviços tinham sido normalizados.

Apesar do impacto, houve apenas três vítimas com ferimentos leves.

Conforme vizinhos relataram ao Washington Post, Warner, 63, não era casado e raramente saía de casa. Ele viveu anos com seus pais, e, depois, sozinho. Warner foi prorietário de uma empresa de alarmes residenciais e tinha em sua casa várias câmeras de segurança. Ainda segundo vizinhos, ele nunca cumprimentava ninguém.

Warner trabalhou por 15 anos em uma imobiliária em Nashville chamada Fridrich & Clark Realty, e anunciou sua aposentadoria no início deste mês. “O Tony Warner que nós conhecíamos era uma boa pessoa que nunca teve nenhuma attitude que não fosse professional”, disse o dono da imobiliária em nota.

No dia da explosão, os policiais ouviram uma gravação alertando que uma “bomba detonaria em 15 minutos”.

A mensagem, que foi capturada e transmitida posteriormente por canais de TV regionais, dizia: “Esta área deve ser evacuada agora. Esta área deve ser evacuada agora. Se você está ouvindo esta mensagem, evacue agora. Se você está ouvindo esta mensagem, evacue agora”.

Os policiais rapidamente foram de porta em porta em prédios próximos para tirar as pessoas do local e pediram o envio do esquadrão antibombas da polícia, que estava a caminho quando o veículo explodiu, disse o porta-voz.

A maioria das lojas e escritórios da rua, que é um ponto turístico da cidade —a capital do Estado do Tennessee e da música country dos EUA —, estavam fechados no momento do incidente por causa do feriado de Natal, o que reduziu o número de potenciais vítimas, segundo as autoridades.

Continue lendo

Artigos relacionados


 
Botão Voltar ao topo