Mundo

Parlamento do Japão elege aliado de Abe como novo primeiro-ministro

O Parlamento do Japão elegeu nesta quarta-feira (16) Yoshihide Suga como primeiro-ministro, na primeira troca de liderança no país em quase oito anos.

Ele foi eleito com 314 votos entre os 462 integrantes da Câmara baixa do Parlamento japonês.

Suga, 71, foi alçado à liderança do Partido Liberal Democrático (LDP), de orientação conservadora, na segunda-feira (14), após Shinzo Abe anunciar sua renúncia ao cargo de premiê em agosto devido a problema de saúde.

Suga deverá conduzir um governo de continuidade, preservando cerca de metade dos membros do gabinete de Abe

Filho de uma professora e de um agricultor que cultivava morangos no norte do Japão, Suga é graduado em direito e começou a carreira política como assessor parlamentar em Yokohama. Foi eleito membro do conselho municipal e, anos mais tarde, em 1996, tornou-se deputado pela mesma cidade.

     

Teve papel decisivo no retorno de Abe ao poder, em 2012, após o fracasso de seu primeiro mandato como chefe de governo em 2006 e 2007.

Abe o recompensou com a nomeação ao posto estratégico de secretário-geral do governo, em que Suga assumiu o papel de coordenador de políticas entre os ministérios e as várias agências estatais, rendendo-lhe a reputação de bom estrategista.

Artigos relacionados


Botão Voltar ao topo