Esporte

Presença de 'Loco' Bielsa em premiação da Fifa revolta técnico português

“É um escândalo.”

Dessa forma o português André Villas-Boas, que treina o Olympique de Marselha, da França, classificou a indicação do argentino Marcelo “El Loco” Bielsa para o prêmio The Best, na categoria “Melhor Técnico”.

Bielsa, que comandou a seleção de seu país de 1998 a 2004 e é conhecido pelo futebol ofensivo e vistoso (e também por acompanhar de cócoras as partidas na lateral do campo), faturou na temporada 2019/2020 o título da Championship, a segunda divisão da Inglaterra, com o Leeds United.

Na opinião de Villas-Boas, que foi um dia apontado como discípulo de seu compatriota José Mourinho e teve passagens pelo Porto, pelo Chelsea e pelo Tottenham, essa conquista não é suficiente para qualificar Bielsa à disputa promovida pela Fifa.

“Bielsa merece ganhar um prêmio desses na sua carreira pelo seu estilo de jogo, todos reconhecem isso. Mas estar entre os cinco melhores técnicos de 2020?”, indagou Villas-Boas a jornalistas, conforme relato de jornais portugueses e espanhóis. “Por ter vencido a Championship?”

Para ele, quem merecia estar na lista é o alemão Thomas Tuchel, do Paris Saint-Germain. “Tuchel ganhou quatro títulos e foi finalista da Champions League”, justificou o português.

André Villas-Boas, técnico do Olympique de Marselha, que se indignou com a indicação de BIelsa para o prêmio de melhor técnico no The Best, da Fifa (Nicolas Tucat – 1º.dez.2020/Reuters)

No período que a Fifa considera para a escolha dos concorrentes ao troféu deste ano (20 de julho de 2019 a 7 de outubro de 2020), o PSG de Tuchel faturou Campeonato Francês, Copa da França, Copa da Liga Francesa e Supercopa da França. Na decisão da Liga dos Campeões da Europa, perdeu por 1 a 0 do Bayern de Munique.

O treinador do Bayern, aliás, é o favorito para ficar com o prêmio, vencido em 2019 por Jürgen Klopp, indicado novamente depois de tirar o Liverpool de uma fila de 30 anos no Campeonato Inglês.

O alemão Hans-Dieter Flick tem como adversários, além de Bielsa e Klopp, o espanhol Julen Lopetegui, campeão da Liga Europa com o Sevilla, e o francês Zinédine Zidane, campeão espanhol com o Real Madrid.

Os candidatos são escolhidos por dez “especialistas”, na definição da Fifa, selecionados pela própria entidade: Cafu (Brasil), Forlán (Uruguai), Mondragón (Colômbia), Schweinsteiger (Alemanha), Stoichkov (Bulgária), Villa (Espanha), Park (Coreia do Sul), Yaya Touré (Costa do Marfim), El-Hadary (Egito) e Suazo (Honduras).

O critério de seleção, que consta do regulamento do The Best, é vago: “Desempenho em campo e comportamento do time dentro e fora do campo”.

É muito provável que Bielsa, que tem no currículo o ouro olímpico em Atenas-2004 com a Argentina, tenha entrado na disputa “com o nome”, já que, apesar de ser disputadíssima, a Championship é um campeonato de segunda divisão.

Marcelo Bielsa orienta a seleção da Argentina em treino na Copa América de 1999, no Paraguai (Enrique Marcarian – 29.jun.1999/Reuters)

De 20 de julho do ano passado a 7 de outubro deste ano, o Leeds de Bielsa (atual 12º colocado no Campeonato Inglês) venceu 31 partidas oficiais, empatou 12 e perdeu 11, com um aproveitamento de pontos de 65%.

O PSG de Tuchel ganhou 44, empatou quatro e perdeu sete jogos, sem contar os amistosos, tendo aproveitamento de 82%.

São obviamente realidades diferentes, já que o Leeds não tinha (e não tem) craques no elenco, enquanto o PSG contou (e conta) com Neymar, Mbappé e Di María, entre outros destaques.

O vencedor será conhecido no dia 17 deste mês, em cerimônia online devido à pandemia de coronavírus.

Em tempo 1: Por que Marcelo Bielsa tem o apelido de “El Loco” (O Louco)? Há várias histórias em sua carreira que o levam a ser assim chamado, mas a que originou a alcunha data de 1992. Na Libertadores daquele ano, o Newell’s Old Boys, de Bielsa, jogando em casa (Rosario) levou uma goleada de 6 a 0 do San Lorenzo, na primeira fase. Revoltados, torcedores foram até a frente da casa do treinador, de madrugada, protestar e cobrar satisfações. Bielsa apareceu. mas não estava para papo. E tinha uma granada na mão. Desafiador, afirmou: “Se vocês não forem embora agora mesmo, tiro o pino e jogo em vocês. Os torcedores sumiram dali em instantes. E Bielsa tornou-se “El Loco”. Naquela competição, apesar da humilhante goleada, o Newell’s avançou até a final, na qual perdeu nos pênaltis para o São Paulo de Raí e Telê Santana.

Em tempo 2: Há brasileiros na disputa desta edição do prêmio The Best. Neymar (PSG) concorre na categoria “Melhor Jogador”, e Alisson (Liverpool), na “Melhor Goleiro”. Nenhum deles deve ganhar, ficando os troféus, respectivamente, com o polonês Lewandowski e com o alemão Neuer (ambos do Bayern).

Continue lendo

Artigos relacionados