Entretenimento

Star Wars Day: Saiba motivo dos fãs celebrarem 4 de maio

Para se ter ideia da importância da data para a cultura pop, há lugares que acontecem grandes convenções e encontros, onde as pessoas podem participar de atividades especiais, como concursos de fantasias e debates sobre o universo de Star Wars. Além disso, é um dia que costuma estar marcado por grandes novidades dos próximos filmes.

Origem

Comemorada pela primeira vez em 2011, na cidade de Toronto, no Canadá, as festividades aconteceram em um cinema subterrâneo, incluíram um game show sobre a trilogia original (Episódios 4, 5 e 6), um concurso de fantasias com o júri sendo formado por celebridades e a exibição em tela grande dos melhores filmes da série. Atualmente, muitas cidades do mundo possuem grandes comemorações para o longa.

Não confunda com o Dia da Toalha

O dia 25 de maio pode ser o aniversário do lançamento de Star Wars, mas é também o dia em que é comemorado o Dia do Orgulho Nerd e o dia da Toalha. A data é celebrada todo ano no dia 25 de Maio como uma homenagem dos fãs de Douglas Adams, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, que ganhou um divertido filme em 2005. Neste dia, os fãs devem levar uma toalha consigo para demonstrar o seu carinho pela série. A comemoração foi realizada pela primeira vez em 2001, duas semanas após a morte de Adams em 11 de maio de 2001. O lançamento de Star Wars nesse dia é só mais um dos motivos da escolha dessa data para essa outra comemoração.

Star Wars
Na época do lançamento, em apenas seis dias de exibição, o primeiro filme rendeu US$ 2,5 milhões somente nos EUA e rapidamente virou febre. Star Wars ganhou então cinco continuações que sustentaram o fenômeno, angariando não apenas dez Oscars e reconhecimento, mas milhões de dólares com a venda de produtos, como brinquedos, livros, cadernos, pôsteres, roupas, games, CDs, DVDs, etc. Uma prática comum para quase todos os longa-metragens atuais, mas novidade na época.

E a febre voltou com Star Wars: O Despertar Da Força, que apresentou a franquia a uma nova geração e faturou US$ 2 bilhões nos cinemas de todo o mundo. E Star Wars: Os Últimos Jedi mandou bem também nas bilheterias e mudou muita coisa na história para ampliar ainda mais esse incrível universo. Infelizmente, o filme mais recente não encerrou bem a nova trilogia. Star Wars: A Ascensão Skywalker se tornou um dos mais criticados longas da franquia, mas isso não afasta os fãs que amam esse mundo acima de tudo.

Atualmente, a franquia está viva em games, séries, como a ótima Rebels, Mandalorian, quadrinhos e os novos filmes produzidos pela Disney.

Qual sua história preferida da saga? Mande pra gente em nosso Instagram:

Continue lendo

Artigos relacionados


 
Botão Voltar ao topo