Economia

Aposentados da Nossa Caixa estudam ação contra BB após reajuste de planos de saúde

Ex-funcionários da antiga Nossa Caixa, que o governo do estado de São Paulo vendeu para o Banco do Brasil em 2009, estudam a possibilidade de ir à Justiça contra mudanças feitas pela instituição nos planos de saúde financiados pelo fundo de pensão da categoria, o Economus, hoje patrocinado pelo BB.

Além de aprovar reajustes nas mensalidades dos planos existentes, o Economus introduziu um novo pacote de assistência médica, a ser financiado com novos aportes dos pensionistas. O voto do BB, que tem assento no fundo, foi decisivo para aprovar as mudanças, que afetam cerca de 6.000 aposentados.

Segundo Pedro Paulo Galdino, presidente da associação que representa os aposentados da Nossa Caixa, as mudanças introduzidas nos planos contrariam a legislação trabalhista ao impor condições piores do que as pactuadas com os trabalhadores quando aderiram ao fundo de pensão.

Questionado, o Banco do Brasil afirmou que nunca foi patrocinador dos planos de saúde administrados pelo Economus e que as divergências com os aposentados deverão ser discutidas no âmbito do fundo de pensão.

Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

Continue lendo

Artigos relacionados


 
Botão Voltar ao topo