Colunas

Qual o momento ideal para procurar o Nutricionista e emagrecer?

Você já deve ter se perguntado em qual momento buscar ajuda para emagrecer… Mudar hábitos certo???

Não existe o momento certo… já que a reeducação alimentar e qualidade de vida é bem vinda em qualquer fase da vida… falando um pouco sobre esse mês especifico outubro rosa… Prevenção de câncer de mama:

Você sabia que segundo um estudo cientifico o câncer de mama é a segunda doença mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo. Sua ocorrência está relacionada com fatores genéticos e ambientais, dentre eles a obesidade. A gordura corporal possui características pró-inflamatórias associadas à produção de hormônios relacionados à neoplasia.  As análises revelaram que o excesso de tecido adiposo visceral desencadeia um estado de inflamação crônica sistêmica, com resistência à insulina e dismetabolismo associados, criando um ambiente pró-tumorigênico. Além disso, concluiu-se que ter um estilo de vida saudável tem sido associado à redução no risco de desenvolver câncer de mama.

Uma vez que ser mulher e estar acima do peso IMC MAIOR QUE 30 são fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de mama, e este, além da alta incidência, possui alta mortalidade.

A alteração dos hábitos alimentares, com alta ingestão de gorduras e açúcares, somados ao sedentarismo e estilo estressante de vida moderno, são responsáveis pelo aumento da prevalência das doenças crônicas na população mundial. doenças crônicas como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares apresentam como consequência uma elevação de marcadores inflamatórios.

Segundo FELDEN (2011), a obesidade é uma condição de importante relevância, uma vez que o excesso de peso corporal desencadeia alterações endócrino-metabólicas significativas, levando ao aumento da incidência de tumores mamários, principalmente quando analisado em mulheres obesas na pós menopausa. Em consequência do aumento de células de gordura há um aumento da concentração sérica de insulina e maior produção de citocinas inflamatórias,

A alteração dos hábitos alimentares, com alta ingestão de gorduras e açúcares, somados ao sedentarismo e estilo estressante de vida moderno, são responsáveis pelo aumento da prevalência das doenças crônicas na população mundial devido essa maior inflamação celular.

 

  • COMO PREVENIR?

Compreendendo que alguns elementos presentes nos alimentos podem proteger (fibras, ômega 3, carboidratos complexos), entende-se que a exposição desde a infância e adolescência poderia diminuir ou elevar as chances de mulheres serem acometidas por câncer de mama, uma vez que nessa fase há mitose de células mamárias.

A prevenção primária do câncer de mama envolve a informação à população sobre os fatores de risco e como preveni-los. Dentre as medidas de prevenção primária destaca-se a realização de atividade física, que, de acordo com a International Agency for Research on Cancer (IARC), pode reduzir de 20% a 40% o risco de neoplasias malignas entre mulheres.

Além disso, algumas formas de estilo de vida têm mostrado resultado na redução da incidência do câncer de mama, como a amamentação, manter uma dieta equilibrada e ingerir bebidas alcoólicas com moderação (THULER, 2003).

 

  • A IMPORTANCIA DO QUERER…

Nada vale você ouvir o que é bom… oque precisa ser feito se você não quer… tudo depende unicamente de você. EU quero… Eu preciso… E agora?? Não esperar chegar a engordar 20… 30kg para dar o primeiro passo. Ou até mesmo não se reconhecer mais…

 

  • A IMPORTANCIA DA CONSISTENCIA E PACIENCIA

Querer resultado imediatista não é o caminho… Quanto tempo você demorou para os quilos ganhos de hoje, 10…20kg??? Dietas que fazem você emagrecer do dia para a noite não são a solução.

 

A SOLUÇÃO ESTÁ EM MUDANÇAS DE HABITOS… EM COMER COMIDA DE VERDADE PARA VC NUTRIRRRRRR CELULAS!!!!!!!!!

 

 5 DICAS BASICAS PARA VOCE ALCANÇAR SEU OBJETIVO DE MUDANÇA DE ESTILO DE VIDA:

1 – QUERER

2 – PACIENCIA… começar aos poucos

3 – CONSINSTENCIA (NÃO DESISTIR PQ UMA SEMANA FOI RUIM… SAIU DA DIETA)

4 – COMER COMIDA DE VERDADE SEM RADICALISMO (proteínas como: carnes brancas, fibras, frutas, legumes e verduras)

5 – MANTER ESSE HABITO ADOTADO.

Continue lendo

Denise Mochiuti

Nutricionista, especialista em emagrecimento, pós graduada em controle de qualidade dos alimentos. Referencia em transformar a vida das mulheres e suas famílias através da mudança de seus hábitos alimentares.