São Sebastião

Campanha Janeiro Roxo em São Sebastião promove conscientização

Prefeitura de São Sebastião adere ao Janeiro Roxo onde realiza ações sobre a importância do combate à Hanseníase.

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), promove ações durante este mês em prol do Janeiro Roxo, campanha que aborda a conscientização, prevenção e diagnóstico de Hanseníase, ou Mal de Hansen.

Essa é uma doença bacteriana que afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos. Os principais sintomas são manchas claras ou vermelhas na pele, afetando a sensibilidade cutânea, causam dormência e fraqueza nas mãos e nos pés.

A preocupação com a campanha é antecipar o diagnóstico e, com isso, diminuir as possibilidades de incapacitação física e interromper a cadeia de transmissão.

Estão sendo desenvolvidas ações em todas as unidades de saúde do município que visam orientar a população sobre a doença, com palestras e rodas de conversa, além de avaliações de lesões cutâneas suspeitas como forma de obtenção de diagnóstico e tratamento precoces.

Os agentes comunitários de saúde também estão atuando no Janeiro Roxo, direcionando seu foco nas visitas a detecção de possíveis casos relacionados. “O cidadão pode abordar o agente comunitário de saúde, ou comparecer na sua unidade de referência, para obter mais informações e avaliação, se for necessário”, explica Vaneska Cristiane Cabral, coordenadora de enfermagem da FSPSS.

Continue lendo

Artigos relacionados


 
Botão Voltar ao topo