Guarujá

Guarujá encerra campanha Dezembro Vermelho com 1.185 exames realizados

Foram mais 880 procedimentos feitos nas unidades e outros
305 por meio do atendimento itinerante através do CTA Móvel

Com objetivo de conscientizar a população para um diagnóstico precoce da Aids/HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Prefeitura de Guarujá encerrou o movimento Dezembro Vermelho com 1.185 exames coletados.

Deste total, 880 foram feitos nas Unidades Básicas (UBSs) e de Saúde da Família (Usafas), e outros 305, por meio do atendimento itinerante do veículo do CTA. Esse serviço, implantado na primeira semana de dezembro do ano passado fez testes de HIV e de sífilis. Ao todo, nove bairros foram atendidos no período. O CTA Móvel conta com salas para realização de testagem e orientação após o resultado.

Em Guarujá, as ações relacionadas ao Dezembro Vermelho – que integram a Campanha Fique Sabendo, do Ministério da Saúde, em alusão ao Dia Mundial de Combate a Aids, em 1º de dezembro – tiveram como intuito tornar ainda mais fácil o acesso da população aos exames ofertados na rede pública.

“Durante os atendimentos no CTA Móvel, observamos que houve procura de pessoas de outros bairros, que se sentiam mais confortáveis em realizar o teste fora da sua região, sem a preocupação de encontrar algum conhecido, por exemplo”, comenta a coordenadora do Programa de ISTs/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde de Guarujá.

Teste

No teste rápido, com uma pequena picada no dedo ou coleta do fluido oral é possível obter o resultado em até 30 minutos. Em caso positivo, a pessoa é encaminhada para a Unidade Complexa Willian Rocha (Rua Hélio Ferreira, 369 – Jardim Boa Esperança). Além dos testes convencionais, as UBSs e Usafas também oferecem testes rápidos para HIV e sífilis durante o ano todo. Em caso de dúvidas, o munícipe pode entrar em contato pelo telefone 3386-2855.

Continue lendo

Artigos relacionados


 
Botão Voltar ao topo