Guarujá

Guarujá vai modernizar trabalho da fiscalização municipal

Tablets começam a ser usados a partir de 15 de dezembro

Em Guarujá, os antigos talonários de papel para notificação estão com os dias contados. Isso porque, eles serão substituídos por tablets. A novidade faz parte da modernização da fiscalização municipal. Os primeiros testes começaram em julho e a previsão é que até dia 15 de dezembro já estejam em pleno funcionamento. Na manhã da última terça-feira (17), os fiscais passaram por treinamento no Delphin Hotel, com a empresa responsável pelo sistema.

Durante o encontro, eles conheceram as funcionalidades da ferramenta e também foram entregues 40 tablets para os fiscais de comércio (fixo e ambulante), além da equipe da Força-Tarefa.

Guarujá é umas das cidades pioneiras na Baixada Santista a implantar uma fiscalização municipal totalmente digital. O investimento em tecnologia torna o trabalho mais ágil e eficaz”, afirmou o diretor de Operações Especiais e Fiscalização de Taxas.

O projeto prevê 150 tablets, que vão contemplar toda a fiscalização municipal que inclui as secretarias de Finanças (Sefin); Infraestrutura e Obras (Seinfra); Saúde (Sesau); Meio Ambiente (Semam); Operações Urbanas (Seurb); Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep) e Defesa e Convivência Social (Sedecon).

Os equipamentos substituem o preenchimento manual do talonário de papel e possibilitam identificar contribuintes mobiliários ou imobiliários, por meio de geolocalização (GPS e Geoprocessamento), proporcionando uma maior consistência dos dados.

O computador portátil exibe uma lista de cadastros mobiliários em um lote para seleção e agiliza o preenchimento da notificação sem necessidade de digitação de códigos ou nomes. Os dados fiscais dos contribuintes são apresentados na tela e podem ser processados em tempo real.

Outra novidade, é que por meio do tablet é possível a inserção de fotos digitais vinculadas à ocorrência, e a notificação pode ser encaminhada ao responsável por email, via WhatsApp ou impressa na hora, por meio de uma impressora portátil, reduzindo os custos com Correios.

Continue lendo

Artigos relacionados


 
Botão Voltar ao topo