EstradasRodovia AnchietaRodovia Cônego Domênico RangoniRodovia dos ImigrantesRodovia Padre Manoel da Nóbrega

OPERAÇÃO FINADOS: Veja a programação das cidades da Baixada

A expectativa é superar o número de turistas do ano passado na mesma data

A Operação Finados começa hoje e vai até segunda-feira (2). A Ecovias, concessionária que administra o trecho, prevê até 375 mil veículos descendo para o litoral paulista. A contagem que começou à 0h desta sexta-feira (30) já registrou a passagem de cerca de cinco mil veículos.

Apesar da pandemia, são esperados mais turistas do que o ano passado, quando a Ecovias registrou a passagem de 224.370 veículos em direção ao litoral paulista no mesmo feriado. Além disso, a concessionária ressaltou que a previsão está dentro da média já registrada no feriado de Nossa Senhora Aparecida, quando 284,2 mil veículos desceram a Serra do Mar.

Sobre as reservas em hotéis da região, segundo levantamento realizado pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores) da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, a taxa de ocupação dos quartos está em 70%. A pesquisa foi realizada com os hotéis de Santos, Guarujá e São Vicente. Esses números ainda podem aumentar devido às reservas feitas de última hora.

A Operação Finados tem como objetivo garantir maior segurança e conforto aos usuários que forem viajar neste feriado. Mesmo com a operação, o Governo reforça a importância de evitar viagens desnecessárias e a exposição ao risco de contaminação por Covid-19.

SANTOS – A GCM vai intensificar o seu efetivo ao longo da faixa de areia e calçadão visando o cumprimento das medidas sanitárias em vigor, entre elas evitar a aglomeração de pessoas e garantir o uso de máscara obrigatório (previsto também em legislação estadual). A falta de máscara se caracteriza como infração passível de multa no valor de R$ 100 no município, para a pessoa que não portar a máscara e/ou se recusar a usá-la.

SÃO VICENTE – A GCM vai trabalhar com viaturas e o Canil durante todo o feriado prolongado. A Polícia Militar vai atuar com o efetivo administrativo em escala extra, além de reforço da escala de soldados e da Operação Delegada, ação composta por policiais militares que fiscalizam diversas áreas.

GUARUJÁ – Terá reforço nos efetivos de fiscalização e na GCM para o feriado. As equipes ficarão responsáveis pela orientação a frequentadores e comerciantes, visando garantir o cumprimento de todos os decretos municipais vigentes. Além das já conhecidas proibições de som na faixa de areia e a presença de animais, também serão observadas as normativas criadas visando o controle da disseminação da pandemia do novo coronavírus.

ITANHAÉM – A Polícia Militar, agentes do Departamento de Trânsito e do Comércio, realizará uma força-tarefa de tolerância zero para combater as festas clandestinas de baile funk que possam gerar aglomerações, tráfico e o uso de entorpecentes. No feriado de Finados, haverá reforço do policiamento nos cemitérios para viabilizar e organizar o fluxo de veículos.

PERUÍBE – Realizará a força-tarefa denominada pela prefeitura como ‘Operação Perturbação Zero’. A operação será realizada até às 2h30 com o policiamento local e após esse horário com o reforço da Força Tática. Haverá apreensão de caixas de som que promovam aglomeração ou perturbação do sossego, além de fiscais de posturas atuando nos comércios e agindo de forma pedagógica quando identificado a falta do uso de máscara e ações contra qualquer ato ilícito que possa colocar em risco a vida de turistas e moradores da cidade.

BERTIOGA – Informou que, de acordo com a Secretaria de Segurança, a cidade irá intensificar a fiscalização e orientação nas praias e demais localidades, atentando ao cumprimento das restrições locais.

MONGAGUÁ – A prefeitura informou que iniciou uma programação de ações estratégicas que tem como objetivo evitar aglomerações nos principais pontos da cidade, como a Plataforma de Pesca, Dudu Samba e diversas praças, em combate ao coronavírus.

CUBATÃO – informou ainda não possuir guarda municipal atuante.

PRAIA GRANDE – não se posicionou até o momento.

Continue lendo

Artigos relacionados