Guarujá

‘A Hora do Mamaço’ terá programação on-line no sábado

Evento em prol do aleitamento materno contará com oficinas, bate-papo e dicas de especialistas; evento começa às 16 horas, no Instagram @ahoradomamacoguaruja

Incentivar a amamentação e a sustentabilidade. Com esse intuito, Guarujá realiza ‘A Hora do Mamaço’ no próximo sábado (15), 16 horas, por meio de live no Instagram @ahoradomamacoguaruja.

Pela primeira vez, o encontro entre mães e profissionais da área acontecerá virtualmente. A programação inclui oficinas, bate-papo, tira- -dúvidas com fisioterapeutas, consultora de amamentação, psicóloga e doula.

O encontro é apoiado pela Prefeitura e faz parte do ‘Agosto Dourado’, conforme designado pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA).

A edição 2020 está sendo organizada pela assessora de Amamentação, Fabiana Moraes, e pela fisioterapeuta Rita Monteiro. O tema deste ano é ‘por um planeta mais sustentável’. “Quanto mais as mulheres se informarem e entenderem que o aleitamento materno é o melhor para o bebê, vamos ter menos embalagens e latas de leite abertas. Com isso, menos lixo é produzido”, explica Fabiana Moraes.

Benefícios

Segundo o Ministério da Saúde, os benefícios da amamentação são diversos. O bebê é protegido contra infecções e doenças, e a mãe tem uma melhor recuperação pós-parto.

Moradora do bairro Santo Antônio, Priscila Alcântara, de 35 anos, é mãe da Manuela Maria, de apenas um ano, e pretende prestigiar o evento, mesmo à distância. “No ano passado, não consegui ir porque tinha acabado de ter a Manu, mas neste ano eu pretendo assistir a live e já enviei a minha foto para ser publicada e ajudar outras mamães”, conta.

Orientação

Devido à pandemia do novo coronavírus, os grupos de aleitamento materno não estão ocorrendo nas Unidades Básicas de Saúde de Guarujá (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas). Porém, a conscientização sobre a importância da prática está sendo realizada individualmente. Durante o acolhimento, as puérperas (mulheres em período pós-parto) podem tirar suas dúvidas e relatar suas dificuldades para enfermeiras que trabalham na rede pública de saúde.

Confira a programação completa da ‘Hora do Mamaço’

  • Bate-papo com a consultora de amamentação e enfermeira, Sandra Abreu (Anjos do Leite)
  • Oficina Massagem Toque de Piano com a fisioterapeuta Rita Monteiro
  • Alongamento para mamães com a fisioterapeuta e doula Juliana Fernandes
  • Tira dúvidas sobre amamentação entre mães e assessora de amamentação, Fabiana Moraes
  • Conversa sobre Rede de Apoio com as fisioterapeutas Caroline Nascimento e Laiane Barros
  • Oficina dos 5’s da Harvey Carp para acalmar bebês com a psicóloga Mariana Botelho
Continue lendo

Artigos relacionados


 
Botão Voltar ao topo