Cubatão

Programa Saúde na Escola de Cubatão encerra o ano premiado

Instituído em 2007, o programa tem por objetivo unir esforços visando à saúde dos estudantes

Neste ano, diante de tantos desafios propostos pela pandemia causada pelo vírus da Covid-19, a Secretaria de Educação, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), não parou e se reinventou, adequando-se às medidas preventivas e continuou com a meta de desenvolver ações e atividades relacionadas à promoção da saúde dos estudantes.

A forma para continuar a cuidar da saúde dos estudantes do município ocorreu por meio de vídeos educativos desenvolvidos com o engajamento de diversos profissionais da saúde. Todo material produzido foi disponibilizado às unidades municipais de ensino, que ficaram com a responsabilidade de repassar aos pais e alunos.

No decorrer deste ano, vários temas e assuntos foram abordados: prevenção e promoção da saúde bucal, fonoaudiologia pediátrica para os alunos da educação infantil I e II e anos iniciais do Ensino Fundamental I, a importância da vacinação e alimentação saudável e educação nutricional. A intenção do PSE é que em breve todo este conteúdo possa estar disponível em uma plataforma digital.

O PSE também se preocupou com os educadores participando com a ONG Gaia+, composta por profissionais e pesquisadores do Albert Einstein, e universidades renomadas na realização do Projeto Fique Bem, em uma live sobre sentimentos e emoções.

O PSE ainda desenvolveu dois concursos: o Agosto Dourado, para incentivar o aleitamento materno, realizado com o Serviço de Especialidades Pediátricas com a fonoaudióloga Luiza Salles Moreira. O segundo concurso, Sorriso Feliz, com parceria do Programa Prevenção do Serviço de Especialidades Odontológicas da Secretaria Municipal de Saúde, ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 22, na sede do Serviço de Musicalização Infantil, situado à Rua Pedro de Toledo, 114 – Vila Paulista.

Participaram do encontro a secretária de Educação, Márcia Terras, o cirurgião-dentista, do Serviço de Especialidades Odontológicas, da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Mário Roberto Leite Augusto, o psicólogo coordenador do Programa Saúde na Escola na SMS, Dr. Mohamad Ali Abdul Rahim e a professora e psicóloga coordenadora do Programa Saúde na Escola, Solange Dias Arantes de Almeida. “O Programa Saúde na Escola se reinventou, buscou apoio e pretende alçar voos mais altos em nosso município. É um programa que faz educação e a saúde trabalharem juntas, e isso é um ganho maravilhoso para todos”, declarou Solange.

Foram sete alunos vencedores do concurso Sorriso Feliz, que consistia em postar nas redes sociais uma foto sorrindo ou frase exaltando a importância do sorrir no dia a dia. O resultado foi decidido pelo número de curtidas no material postado.

Para a secretária de Educação Márcia Terras, “o maior ganho desta premiação foi o envolvimento dos alunos e de suas famílias neste momento de pandemia, onde passamos por diversas dificuldades. Porém, as nossas crianças se envolveram e fizeram o necessário, somando a isto o esforço dos pais, escola, Seduc, Saúde e de todos para finalizar de forma excepcional este ano de ações da Seduc/PSE.”

Continue lendo

Artigos relacionados


 
Botão Voltar ao topo