Baixada SantistaSantos

Hospital Municipal de São Vicente realiza mutirão de retomada de cirurgias ginecológicas

Procedimentos estavam suspensos na cidade desde o início da pandemia, em março do ano passado.

As cirurgias ginecológicas na rede municipal de Saúde de São Vicente, no litoral de São Paulo, foram retomadas. Segundo a prefeitura, o procedimento estava suspenso desde o início da pandemia, no ano passado.

O objetivo da retomada é restabelecer o serviço na cidade, suprindo as demandas da rede de saúde municipal e prevenindo o agravamento de doenças devido à demora no atendimento cirúrgico. A prefeitura disse, ainda, que será realizada uma triagem das pacientes para diagnosticar a complexidade do atendimento e a real necessidade do procedimento.

Duas salas são destinadas às cirurgias ginecológicas no Centro Cirúrgico do Hospital Municipal de São Vicente. São oferecidos serviços de diferentes tipos, como laqueadura (esterilização), anexotomia (extração dos anexos do útero), ooforectomia (remoção do ovário), miomectomia (remoção de um mioma uterino) e outros.

O atendimento é realizado aos sábados, em regime de mutirão, com acompanhamento de anestesista, ginecologista e urologista. As pacientes realizam o pós-operatório no 1º andar da unidade.

Para realizar as cirurgias, as pacientes precisam comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF) e agendar uma consulta com um ginecologista da rede. Após a avaliação, o profissional realiza a orientação e, se preciso, o encaminhamento para realização de procedimento cirúrgico.

Continue lendo

Artigos relacionados