Guarujá

Posto ‘Sebrae Aqui’ registra quase 10 mil atendimentos em quatro anos de funcionamento

Unidade oferece uma gama de atividades gratuitas, entre cursos, atendimentos externos e oficinas de capacitação, voltadas ao micro e pequeno emprendedor

O prefeito de Guarujá, recebeu a diretoria do Sebrae-SP na sala de reuniões do Paço Moacir dos Santos Filho, na última quarta-feira (17). Na oportunidade, os executivos apresentaram o Plano Sebrae 100 dias e o balanço dos atendimentos realizados pelo posto do ‘Sebrae Aqui’ de Guarujá. Em quatro anos de funcionamento, a unidade registrou quase 10 mil atendimentos. 

Durante a reunião, o diretor de Administração e Finanças do Sebrae-SP, Guilherme Campos, e o diretor- superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit, parabenizaram o trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep), que vem dando suporte para que as ações sejam concretizadas na Cidade.

Pelo empenho da gestão voltado à micro e pequena empresa, o prefeito recebeu uma placa de agradecimento pelos atendimentos realizados na unidade de Guarujá, que chegou a marca de 9.845. “A capacitação de mão de obra é um enorme desafio que temos enfrentado. Graças a forte parceria com o Sebrae, estamos preparando, cada vez mais, a população para o mercado de trabalho”, ressalta o prefeito.

Fruto de parceria entre a Prefeitura de Guarujá, por meio da Sedep, Associação Comercial de Guarujá (Aceg) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/Guarujá), o posto ‘Sebrae Aqui’ oferece uma gama de atividades gratuitas, entre cursos, atendimentos externos e oficinas de capacitação, voltadas ao empreendedorismo. 

O diretor de Desenvolvimento da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedor Individual de Guarujá, foi destaque entre os gestores públicos parceiros do Sebrae no Estado de São Paulo. Para o diretor, a premiação é resultado de um trabalho de equipe. 

“Desde o início, a Sedep abraçou a missão de fomentar o empreendedorismo na cidade, criando uma cultura de apoio e suporte aos nossos pequenos empresários, fazendo disso uma ferramenta de desenvolvimento econômico e social. Quando se acredita e se trabalha por um propósito, os bons resultados aparecem”, finaliza.

Plano Sebrae 100 dias 

Na ocasião, a gerente de políticas públicas do Sebrae-SP, Beatriz Gusmão, entregou ao chefe do executivo o Plano 100 dias – uma ação do Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Trata-se de manual de prioridades em políticas públicas empreendedoras para novos mandatos municipais.

A gestora explica que o Plano é uma força-tarefa que será desenvolvida em conjunto com a Prefeitura de Guarujá, focado em avançar em três pilares na administração pública.

De acordo com Gusmão, o primeiro pilar é voltado à capacitação de futuros empreendedores, inclusive de pessoas em situações vulneráveis, e também para o suporte e treinamento de empresas já estabelecidas. 

O segundo diz respeito à implantação de educação empreendedora na rede municipal de ensino, com objetivo de atingir os núcleos familiares. Já o último visa capacitar micro e pequenos empreendedores para fornecer produtos e serviços para a municipalidade, capacitando-os para participar dos editais de certame público.

Continue lendo

Artigos relacionados